MTC - Medicina Tradicional Chinesa

19 abril, 2024

Considerada como o mais conhecido e completo sistema de saúde da civilização do Oriente, a Medicina Chinesa teve seu início pela mãos do Grande Imperador Amarelo, um dos mais famosos imperadores chineses - considerado como filho do sol, pela retidão de seu compromisso com o bem estar da humanidade.

A MTC considera o ser humano indivisível, composto de corpo físico, mente, emoção e espírito e, se utiliza de algumas teorias para avaliar e tratar. São elas: Teoria do Yin e Yang, onde tudo tem seu lado oposto e complementar e são interdependentes, ou seja, funcionam juntos e necessitam um do outro para existir: dia/noite, quente/frio, inverno/verão, outono/primavera etc; Teoria dos 5 Elementos relaciona a  correspondência dos órgãos e vísceras com os cinco elementos formadores da natureza humana. São eles: madeira, fogo, terra, metal e água. Essas teorias nos mostram a interdependência do organismo como um todo e, indubitavelmente quando um elemento se desequilibra, todo o organismo sofre: a madeira (Fígado e Vesícula Biliar)  alimenta o fogo (Coração/Intestino Delgado, Pericárdio e Triplo Aquecedor), que nutre a terra ( Estômago e Baço/pâncreas) , que tem metais em sua formação (Pulmão e Intestino Grosso) e volta a iniciar com a água (Rim e Bexiga) para fluir a vida, que voltará a alimentar a madeira. É um ciclo de geração e controle contínuo. Cada um desses elementos também se relaciona com uma emoção que pode levar ao desequilíbrio:


ElementoÓrgão YinÓrgão YangEmoção
MadeiraFígadoVesícula BiliarRaiva
FogoCoraçãoIntestino DelgadoAlegria

PericárdioTriplo AquecedorTristeza
TerraBaçoEstômagoSimpatia/preocupação
MetalPulmãoIntestino GrossoAflição/ mágoa
ÁguaRinsBexiga

Medo


 

Datas Comemorativas na área integrativa

11 abril, 2024

  • 23 de março - Dia do Naturopata, Naturólogo e Acupunturista
  • 25 de maio - Dia do Massoterapeuta (aqui entram todas as modalidades de massagem)
  • 24 de setembro - Dia do Terapeuta Floral
  • 19 de dezembro - Dia do Aromaterapeuta        

 

Naturopatia - Você já ouviu falar?

9 abril, 2024

Desde tempos remotos já se acreditava que uma força desconhecida era responsável por nos adoecer e, entendiam que a doença portanto, era uma fatalidade. Hipócrates, o pai da medicina moderna, foi quem formulou pela primeira vez o conceito de "poder curativo da natureza", utilizando -se de medicamentos à base de plantas e mudanças de hábitos nocivos à saúde. Enxergando o ser humano de forma holística. 

Nossos sábios avós sempre vinham com alguma receitinha natural, milagrosa,  para curar nossas dores e anseios. Ainda que naquela época não houvesse nenhuma comprovação, o fato é que os chás, tinturas e escalda pés entre outros, funcionavam muito bem para uma grande maioria de situações. 

Hoje a medicina moderna está cada vez mais especializada, tratando as doenças através do uso de medicamentos e cirurgias. Mas sem no entanto se preocupar em investigar o porque estamos adoecendo, sempre com as mesmas doenças e sintomas. 

Cada vez mais nos dias de hoje, as pessoas procuram por métodos e produtos naturais para prevenir e cuidar da saúde. É certo que as terapias integrativas se destacam muito bem nesse papel. Assim como também se destacam de forma complementar a qualquer tipo de tratamento. 

Mas afinal o que é Naturopatia? 

É uma ciência que estuda o ser humano de forma integral, entendendo que é constituído por corpo, mente e espírito e portanto , sujeito à desequilíbrios e desarmonias por conta de nossas emoções, pelo ambiente que nos cerca, pela sociedade a qual pertencemos, pela nossa alimentação entre outras.  

Longe de ser um curandeirismo, como muitos afirmam, as práticas integrativas estão embasadas em estudos científicos, podendo ser encontrados diversos artigos publicados nas plataformas mais conhecidas tais como a PubMed, Sielo, Bireme entre outras. 

É uma ciência que se utiliza das técnicas integrativas para cuidar de forma integral, holística, o corpo, a mente, as emoções, procurando a causa e não somente os sintomas. Indicada para todos aqueles que buscam uma forma natural de cuidar da saúde e prevenir doenças, assim como  também,  auxiliar nos tratamentos convencionais. 

Entre as diversas técnicas inseridas na Naturopatia encontramos a  Ozonioterapia, Auriculoterapia, Florais de Bach, Fitoterapia, Medicina Tradicional Chinesa, Massagem, Reflexoterapia, Toque Aromático, Terapia com Cristais, Ventosa, Gua Sha, Radiestesia, Reiki, Moxa, Aromaterapia, Radiestesia entre muitas outras.  São no total 29 técnicas já inseridas na PNPIC -  Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, reconhecido pelo OMS e instituída pela Portaria GM/MS nº 971, de 3 de maio de 2006.


Acompanhe aqui as próximas postagens.......Até mais!

Paula Werson

Enfermeira Naturopata