Naturopatia - Você já ouviu falar?
Desde tempos remotos já se acreditava que uma força desconhecida era responsável por nos adoecer e, entendiam que a doença portanto, era uma fatalidade. Hipócrates, o pai da medicina moderna, foi quem formulou pela primeira vez o conceito de "poder curativo da natureza", utilizando -se de medicamentos à base de plantas e mudanças de hábitos nocivos à saúde. Enxergando o ser humano de forma holística.
Nossos sábios avós sempre vinham com alguma receitinha natural, milagrosa, para curar nossas dores e anseios. Ainda que naquela época não houvesse nenhuma comprovação, o fato é que os chás, tinturas e escalda pés entre outros, funcionavam muito bem para uma grande maioria de situações.
Hoje a medicina moderna está cada vez mais especializada, tratando as doenças através do uso de medicamentos e cirurgias. Mas sem no entanto se preocupar em investigar o porque estamos adoecendo, sempre com as mesmas doenças e sintomas.
Cada vez mais nos dias de hoje, as pessoas procuram por métodos e produtos naturais para prevenir e cuidar da saúde. É certo que as terapias integrativas se destacam muito bem nesse papel. Assim como também se destacam de forma complementar a qualquer tipo de tratamento.
Mas afinal o que é Naturopatia?
É uma ciência que estuda o ser humano de forma integral, entendendo que é constituído por corpo, mente e espírito e portanto , sujeito à desequilíbrios e desarmonias por conta de nossas emoções, pelo ambiente que nos cerca, pela sociedade a qual pertencemos, pela nossa alimentação entre outras.
Longe de ser um curandeirismo, como muitos afirmam, as práticas integrativas estão embasadas em estudos científicos, podendo ser encontrados diversos artigos publicados nas plataformas mais conhecidas tais como a PubMed, Sielo, Bireme entre outras.
É uma ciência que se utiliza das técnicas integrativas para cuidar de forma integral, holística, o corpo, a mente, as emoções, procurando a causa e não somente os sintomas. Indicada para todos aqueles que buscam uma forma natural de cuidar da saúde e prevenir doenças, assim como também, auxiliar nos tratamentos convencionais.
Entre as diversas técnicas inseridas na Naturopatia encontramos a Ozonioterapia, Auriculoterapia, Florais de Bach, Fitoterapia, Medicina Tradicional Chinesa, Massagem, Reflexoterapia, Toque Aromático, Terapia com Cristais, Ventosa, Gua Sha, Radiestesia, Reiki, Moxa, Aromaterapia, Radiestesia entre muitas outras. São no total 29 técnicas já inseridas na PNPIC - Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, reconhecido pelo OMS e instituída pela Portaria GM/MS nº 971, de 3 de maio de 2006.
Acompanhe aqui as próximas postagens.......Até mais!
Paula Werson
Enfermeira Naturopata
